Recomendação da Comissão Europeia: Meta de redução de emissões até 2040 para a neutralidade climática em 2050 - Eng.ª Mónica Leal

2024-02-08

Recomendação da Comissão Europeia: Meta de redução de emissões até 2040 para a neutralidade climática em 2050

Recomendação da Comissão Europeia: Meta de redução de emissões até 2040 para a neutralidade climática em 2050

A 6 de fevereiro, a Comissão Europeia publicou uma avaliação de impacto em pormenor sobre possíveis vias para alcançar o objetivo acordado de alcançar a neutralidade climática da União Europeia até 2050.

A partir desta avaliação de impacto, a Comissão recomenda uma redução cerca de 90% das emissões líquidas de gases com efeito de estufa até 2040. Após as eleições europeias, a próxima Comissão irá apresentar uma proposta legislativa que será acordada com o Parlamento Europeu e os Estados-Membros.

 

Chamo à atenção do seguinte:

A comunicação apresentada estabelece uma série de condições políticas favoráveis que são necessárias para alcançar o objetivo de 90%. Estas condições incluem a plena aplicação do quadro acordado para 2030, assegurando a competitividade da indústria europeia, tal como uma maior ênfase numa transição justa que não deixe ninguém para trás, condições de concorrência equitativas com os parceiros internacionais e um diálogo estratégico sobre o quadro pós-2030.

Os resultados analisados da COP28 mostram que o resto do mundo está a avançar na mesma direção. A União Europeia tem liderado a ação climática internacional e deve manter-se este cenário, criando, assim, oportunidades para que a indústria europeia prospere em novos mercados mundiais de tecnologias limpas.

 

Consulte o Comunicado completo aqui.

VOLTAR

Áreas de Atuação

Consultoria em Sistemas de
Qualidade e Segurança Alimentar

Auditorias em Sistemas de
Qualidade e Segurança Alimentar