Norma 003/2024 da DGS - Abordagem Diagnóstica e de Tratamento à Pessoa com Alergia ao Leite de Vaca - Eng.ª Mónica Leal

2024-06-27

Norma 003/2024 da DGS - Abordagem Diagnóstica e de Tratamento à Pessoa com Alergia ao Leite de Vaca

Norma 003/2024 da DGS - Abordagem Diagnóstica e de Tratamento à Pessoa com Alergia ao Leite de Vaca

Saiu ontem a Norma 003/2024 da DGS em relação à Abordagem Diagnóstica e de Tratamento à Pessoa com Alergia ao Leite de Vaca.

Enquadramento:

  1. A prevalência de alergia ao leite de vaca (ALV) situa-se nos 2,3%, sendo maior nas faixas etárias mais jovens(11). Está associada a um incremento nos custos de saúde de cerca de 1600€ por ano e por pessoa, para além de ser fonte de ansiedade para o doente e cuidadores(12) . Por outro lado, a evicção do leite de vaca, sem o devido acompanhamento médico, pode condicionar negativamente o equilíbrio nutricional da criança. Este impacto pode ser minimizado com a implementação de estratégias diagnósticas e terapêuticas suportadas em recomendações atualizadas de boas práticas e na evolução do conhecimento científico, e que devem ser disponibilizadas a todas as pessoas em que haja suspeita de ALV ou diagnóstico de ALV confirmado.
  2. Neste sentido, nos termos da alínea a) do n.º 2 do artigo 2.º do Decreto Regulamentar n.º 14/2012 de 26 de janeiro a Direção-Geral da Saúde, por proposta do Departamento da Qualidade na Saúde, emite esta Norma para garantir uma utilização racional de recursos, uma prestação uniforme e integrada de cuidados de saúde baseados na melhor evidência científica disponível, e uma melhor qualidade de vida da pessoa com ALV e seus cuidadores.

Fonte,

VOLTAR

Áreas de Atuação

Consultoria em Sistemas de
Qualidade e Segurança Alimentar

Auditorias em Sistemas de
Qualidade e Segurança Alimentar